quinta-feira, 5 de novembro de 2015

Herói ou Vilão? Por: Juliane Morais

 
 
 
 
Uma certa vez estava eu passando um tempinho na internet pesquisando coisas novas ... Na verdade sou muito curiosa!! E foi quando eu vi algo do tipo: "Zumbi dos Palmares foi na verdade um líder autoritário que espalhava terror". Fiquei abismada!!! Não é pra menos, vivi mais de 8 anos enganada, ouvindo minha professora de história contar que ele foi um herói, o grande libertador dos escravos.  Logo me recordei que todo ano, no dia 20 de novembro comemorávamos o dia da Consciência Negra, íamos para as ruas estampando nos cartazes a imagem do Zumbi dos Palmares. Muita ingenuidade e falta de informações corretas.
Na história verdadeira, a luta de Palmares não era contra a escravidão, ele apenas recusava sua própria escravidão!! Muito egoísta, não? Na verdade, ele tinha seus próprios escravos. 
Os escravos que tentavam fugir do Quilombo eram capturados e em seguida executados pela "severa justiça" do quilombo, ele também sequestrava mulheres, raras nas primeiras décadas do Brasil. Nada mais natural que Zumbi pensasse ter o direito de ter seus próprios servos, já que descendia dos imbangalas, considerados "senhores da guerra" na África Centro-Ocidental.
Então, se você meu querido leitor, assim como eu foi enganado, meus sentimentos, e sugiro pra você que não aceite tudo que lhe é contado, e estude outras fontes. Para mim, é muito importante e interessante entender os acontecimentos antigos do Brasil, afinal muitos deles justificam os nossos fatores atuais sociais, políticos e econômicos. 
 
Hasta la vista!!
Juliane Morais
 
 
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário